O complexo mundo do Design de Estampas (padrões ou pattern)
, by : Margareth Domingues

 

Qual é a primeira coisa que vem à sua mente quando pensa em padrões de estampa?

Talvez você pense em um papel de parede feio da casa da sua avó ou as cortinas da sua tia. Mas os padrões são muito mais do que isso – e eles estão tão na moda agora, que você simplesmente não vai conseguir escapar deles.

Estes desenhos de padrão colorido para uma marca de chocolate se assemelham a padrões de azulejos clássicos. Design de Embalagem by .g.

Padrões podem ser encontrados em todo design corporativo, web design e embalagem, e por boas razões. Elas são uma maneira incrível de construir e fortalecer a identidade e o estilo de uma marca.

Neste artigo, será apresentado “o mundo dos padrões”: o que são; como são criados; que tipos de padrões existem; e por último, mas não menos importante,como você pode encontrar o padrão perfeito para a marca do seu cliente. Vamos mergulhar!

  

Coisas que você precisa saber antes de começar a projetar seu padrão. 

Estes desenhos de padrão colorido para uma marca de chocolate se assemelham a padrões de azulejos clássicos. Design de Embalagem by .g

Basicamente, um padrão ocorre quando um ou mais símbolos se repetem e preenchem uma superfície de uma maneira (mais ou menos) estruturada. Essa repetição pode ser regular ou irregular. O efeito do padrão muda, dependendo de quais símbolos são usados ​​e como eles são repetidos.
Os padrões são realmente em tendência agora. Tecnicamente, eles estão por aí, bem diante de nossos olhos, e ficarão para sempre.

Muitas vezes, elas ocorrem naturalmente – pense em árvores em uma floresta ou mar em uma praia. Por isso, não é surpresa que, ao longo da existência humana, as pessoas desenham e decoram seus arredores usando padrões. 

Podemos encontrar os primeiros desenhos de padrões em pinturas rupestres e traçá-los através da história e culturas como um fio comum. Não faltam exemplos em arquitetura, arte e moda.

Podemos encontrar os primeiros desenhos de padrões em pinturas rupestres e traçá-los através da história e culturas como um fio comum. Não faltam exemplos em arquitetura, arte e moda.

E há uma explicação simples, por que nos sentimos tão atraídos pelos padrões: “ao preencher uma tela com símbolos usando uma estrutura repetitiva, e espaça-los,nosso cérebro reconhece a repetição, o que nos dá uma sensação de ordem”. Esta ordem harmoniosa faz com que, o olhar para os padrões, seja uma experiência prazerosa.

 

Usando o design de padrões para uma marca – “Pense em humor e estilo”

Padrões florais diferentes em um cartão de visita para o Gather Greene por Yokaona

Se você quiser o design de padrão certo para uma marca, é fundamental entender primeiro, quem é seu público-alvo e que tipo de humor e estilo você deseja transmitir.

Os padrões são uma ótima ferramenta para estabelecer uma conexão com um sentimento específico, criando uma imagem coerente, sem ter que colocá-lo em palavras. Mas primeiro, você precisa pensar, quem tipo de humor e estilo, você quer que a marca represente – e como seu padrão pode ajudá-lo com isso.

Vamos observar os padrões florais. Embora essa seja uma opção de padrão popular, ela não funciona para todas as marcas. Imagine ver um padrão floral no cartão de visita de um advogado – parece errado de alguma forma, não é? No entanto, se é um cartão de visita para uma florista ou uma embalagem de cosméticos, ele se encaixaria perfeitamente. A razão é óbvia: as flores no padrão representam uma conexão direta com o serviço ou produto da marca.

Além disso, associamos instantaneamente padrões florais a certas coisas – como feminilidade, beleza ou um campo ensolarado – que é exatamente o que uma marca gostaria de criar, ao usar o seu tipo de padrão em relação ao produto.

Se um consumidor deseja beleza e harmonia, há uma boa chance de que ele seja atraído para um produto, se o clima da embalagem transmitir exatamente isso.

Incorporando um logotipo a um padrão

Creative Association “Circle” (TSC) usa seu logotipo em diferentes variações como um padrão.

Um logotipo é a base da identidade de uma marca. Portanto, se você quiser que um logotipo tenha ainda mais impacto, considere transformá-lo em um padrão.

O logotipo em si (ou uma variação simplificada dele) pode agir como o símbolo que é repetido no padrão. Ao repetir a forma, você pode criar uma conexão coerente com uma marca, em todos os tipos de materiais da marca, o que aumentará a familiaridade do logotipo aos olhos do público.

Usando padrões para diferenciar produtos

Você pode usar o mesmo padrão em cores diferentes para diferenciar os sabores. Design de embalagem por Martis Lupus for LOL Lots of Love.

O uso de padrões no design de embalagens pode ser especialmente útil quando você está tentando diferenciar visualmente diferentes produtos e, ao mesmo tempo, manter uma conexão consistente com sua marca. Por exemplo, você pode usar o mesmo padrão em diferentes esquemas de cores e variações para indicar diferentes tipos de embalagens. 

Um pacote de criativos para alimentação de peixes, projetado por Tomdesign.org.

Outra opção seria criar padrões com uma conexão específica para cada produto. Veja como as embalagens de alimentos para peixes acima, usam um padrão de peixes tropicais para refletir o que há dentro dele.

Outras variações do feed de peixes dessa marca, podem apresentar ilustrações de peixes dourados ou carpas, usando o mesmo estilo para manter a coerência da marca. Além disso, os padrões podem ajudar você a se destacar e destacar recursos exclusivos. Se o produto vier de uma determinada região do mundo, como café ou grãos de cacau, tente incorporar um padrão exclusivo para essa região para um recurso instantaneamente reconhecível. 



Cores padrão

Um ótimo exemplo para incorporar a marca cores no padrão usado para um design de embalagem por Martis Lupus.

Na maioria dos casos, é uma boa ideia começar com as cores da marca, ao criar seu padrão. Mas os padrões oferecem a você, a chance de complementar as coresexistentes com tons adicionais.

Ao escolher as cores para o um padrão, é crucial pensar no público-alvo. Se é um público jovem e divertido, escolha cores alegres e divertidas. As cores suave se os vintages, por outro lado, criam um efeito harmonioso e sóbrio e seriam uma boa escolha para um público mais maduro. Se você está indo para o moderno, mantenha-o simples de cores e use uma seleção de cores monocromática.

Um design moderno padrão geométrico usando uma seleção de cores monocromáticas realmente enfatiza o contraste de cada linha do padrão para efeito máximo. Via Kilo Studio.

Criar padrões, são uma maneira fantástica de brincar com as cores e dar ao design uma aparência específica.

Os padrões funcionam em sinergia com as cores escolhidas, o que pode melhorar seu efeito. Um padrão simples e limpo em cores pastel, por exemplo, parecerá muito mais calmante do que o mesmo padrão em cores neon brilhantes. Da mesma forma, um padrão preto e branco pode fazer uma declaração poderosa. O contraste entre duas cores opostas permite que seus olhos se concentrem apenas no padrão, o que lhe dá mais impacto.

Os diferentes tipos de padrões e como utiliza-los

Os diferentes tipos de padrões dependem da estrutura na qual os elementos são colocados. Veja como eles são criados e que efeitos eles podem ter:

Padrões geométricos

Este design de embalagem para o jardineiro de varanda usa padrões modernos para um efeito simples, mas poderoso. Via The Balcony Gardener.

Diferentes padrões florais na embalagem para a Cloudsoap, criam versões diferentes com uma sensação de marca semelhante. Via Jamie P. Smail

A maneira mais fácil de criar um padrão é colocando elementos gráficos em um padrão repetitivo, uniformemente espaçado. Isso é o que chamamos de padrão geométrico, referindo-se à forma geométrica da grade, não aos símbolos usados ​​no padrão.

Imagine a composição de um padrão geométrico como uma grade. Um símbolo é colocado em cada interseção onde as linhas da grade se encontram.

O efeito resultante depende de como e em qual distância o próximo símbolo é colocado.

Os elementos são espaçados uniformemente e o padrão resultante parecerá mais organizado. Se as distâncias entre as interseções da grade forem irregulares, o efeito será um pouco mais confuso.

Para adicionar um pouco mais de movimento e interesse, você também pode girar elementos com cada repetição.

Este design do Birchbox usa uma mistura de diferentes padrões geométricos. Via Mary Rabun para Birchbox
A identidade corporativa da The Well Gro Co. combina vários padrões geométricos brilhantes e coloridos. Via Karl Herbert.

Este cartão de visita para Sugar Deli ostenta um padrão de verificação uniformemente espaçado. Via Fred Carriedo.

Um tipo similar de padrões geométricos clássicos são as listras, que são criadas colocando elementos em linhas ou usando elementos alongados.

Se as linhas se cruzarem, você receberá um padrão de verificação. Se elementos lineares forem colocados diagonalmente ou se eles mudarem de direção, você poderá criar um padrão em zigue-zague.

Há infinitas variações desses tipos de padrões geométricos e você pode combiná-los de várias maneiras.



Padrão “all-over” ou Padrão Geral

Eletric Ink usa um padrão all-over, preenchido de preto e branco, bem legal em suas embalagens. Criado por Robot Food.

Alguns padrões incorporam vários símbolos diferentes e a estrutura de sua colocação não é claramente visível. Isso é o que chamamos de composições de padrão geral, o segundo tipo principal de padrão.
Como os padrões gerais geralmente têm uma composição mais complexa, eles adicionam muito interesse e podem ser realmente atraentes.
Embora tecnicamente eles devam incluir uma repetição para se qualificar como um padrão completo, em muitos casos, eles são apenas insinuados por falta de espaço – como em embalagens ou em projetos corporativos.
Geralmente, tudo que você precisa é criar a impressão de um padrão, preenchendo um espaço com símbolos diferentes, por isso, não há necessidade de aderir a quaisquer regras estritas.

Um padrão all-over colorido com formas geométricas na embalagem. Via texto de Link text.

Esta identidade corporativa sugere um padrão de all-over. Via Abra Design.
Este padrão all-over tem um efeito brincalhão de aquarela. Por ananana 14

Além disso, os padrões podem ser monocromáticos para chamar a atenção para os gráficos ou coloridos para uma aparência completa.

Os símbolos usados ​​em todos os padrões podem ser: formas geométricas simples ou desenhos complexos – em todos os padrões, tudo é possível. Dito isso, certifique-se de que o padrão escolhido funcione bem com o estilo de sua marca e crie uma aparência coerente.

Padrões florais

Um padrão floral inspirado nos anos 80 em um cartão de visita. Via The Welcome Branding Group.

Um padrão all-over floral de inspiração russa em xícaras de café. Via Pinthemall.

Um padrão floral geométrico no estilo dos anos 20 em uma embalagem de banho de espuma. Via Lollia.

Existem infinitas maneiras de desenhar símbolos florais – sejam eles realistas, abstratos, clássicos ou modernos – o céu é o limite. Como os padrões florais estão profundamente ancorados em muitas culturas e existem há milhares de anos, eles são uma maneira fantástica de criar uma referência a uma determinada cultura ou período de tempo e se conectar com associações de pessoas.

Uma tendência particularmente atraente, que prevaleceu recentemente, são padrões florais vintage.

Esses padrões parecem clássicos mas novos e evocam associações fascinantes com os estilos dos anos 20, 50 ou 80 – ou até mesmo com novas variações marcantes.

Padrões Comunicativos

Um exemplo divertido de um desenho de padrão comunicativo por Paweł Jaczewski.

Estamos usando um padrão para embalagem de produtos, cartões de visita ou web design – os padrões são uma ótima maneira de criar uma conexão com o que sua marca faz.

Ele pode facilmente conectar a embalagem com o que está dentro dela e permitir que seus clientes saibam o que esperar.
Se você deseja atingir esse padrão, os padrões de comunicação são a melhor opção. Esses padrões podem dizer muito sobre sua marca – e, com certeza, farão com que as pessoas falem sobre você. Eles são divertidos de se ver e divertidos de criar. Usá-los para dar a sua marca uma reviravolta humorística, vire algumas cabeças ou para ligar os pontos se o que você faz é abstrato e difícil de explicar.

Este projeto é para um restaurante de comida do mundo e uma bela mistura de comunicação e geométrica Padrões Via sidlee.

Um design de padrão comunicativo alto e brilhante para a embalagem do Harajuku Kira Kira Burger Restaurant via Shanti Sparrow Design.

Mas os padrões de comunicação não precisam ser barulhentos e espalhafatosos. Eles podem funcionar tão bem em estilos clássicos mais descontraídos. Novamente, a regra é: vale tudo, desde que funcione para a sua marca. Pense em símbolos que representam sua marca. Todas as coisas que comunicam o que você faz podem ser moldadas em um padrão único que vai atrair os olhos de seus clientes.



Padrões Texturais

Um padrão textural como pano de fundo em um design da Web para Kurth Glas por fortunefaded.

Um ótimo exemplo de textura de aquarela em um design de embalagem por MMX.

Às vezes, um espaço é preenchido com uma composição em forma de padrão de formas que não podem ser distinguidas como símbolos separados – um padrão textural. Essas texturas não são tecnicamente padrões “reais”, mas têm o mesmo efeito. Eles são perfeitos para criar fundos interessantes.

Atualmente, um efeito textural muito popular para padrões é o efeito de aquarela. Cria um humor alegre, alegre e jovem. Normalmente, pastéis e cores brilhantes são usados ​​para isso. Dependendo das formas você cria com aquarelas, você pode usar esse efeito como uma textura de fundo consistente ou como um efeito all-over pattern.

Um exemplo colorido para uma textura marmorizada em embalagens de chocolate. Via Mary and Matt Chocolate Editions

Especialmente o efeito de mármore parece estar em toda parte ultimamente. Esses padrões podem ir de simples e calmante para repleto de ação, dependendo da força e frequência dos redemoinhos. Este padrão textural pode ser criado usando cores monocromáticas para um efeito clássico, mas marcante, mas combinando mais tons dará ao seu design uma sensação realmente animada.

Combinando amostras diferentes

Este é um bom exemplo para apresentar padrões diferentes em diferentes formatos. produtos ao lado do outro. Via The Paper Town by Jessika.

Depois de ficar viciada em padrões, provavelmente você vai querer usar mais deles para sua marca, e a boa notícia é: você não precisa ficar com um! Você pode misturá-los e combiná-los em toda a sua gama de produtos e materiais da marca e criar uma coleção de padrões para sua marca. Não há regras rígidas e rápidas, mas certifique-se de que sua combinação de padrões tenha uma aparência harmoniosa e corresponda à sua marca.

Como regra geral, saiba que deve haver pelo menos um elemento que vincule os padrões de sua coleção entre si,  como a linha da arte monocromática ou os watercolor florais. Geralmente funciona muito bem para combinar diferentes padrões do mesmo tipo. Particularmente adequado para isso são padrões geométricos.

Outro elemento de vinculação pode ser sua seleção de cores. Não precisa ser exatamente a mesma seleção de cores, até mesmo cores de um espectro de cores similar, como tons pastel, podem combinar bem.

Essa marca combina diferentes padrões em todos os diferentes produtos do seu portfólio. Via. A-Side Studio.

Um exemplo divertido para combinar padrões completos com padrões geométricos. Via Harris Scarfe. Harris Scarfe

Se você já estiver usando um padrão completo de toda a marca e quiser que esse padrão atraia toda a atenção, convém combiná-lo com vários padrões mais simples. É útil usar as tonalidades do padrão all-over como ponto de partida e escolher uma seleção limitada dessas tonalidades para os padrões adicionais.

Nota: O tamanho dos padrões usados ​​desempenha um papel importante na criação de sua coleção. Padrões especialmente geométricos funcionam bem para combinar diferentes tamanhos de símbolos, que criam diferentes modos e efeitos.

A beleza de combinar padrões é que você pode estender seu padrão “guarda-roupa” conforme necessário com cada produto ou página de destino adicional para dar a eles uma sensação única.

Tudo fica melhor com um padrão!

Como você pode ver, as possibilidades de usar padrões são infinitas e não importa o que você faz, há um padrão lá fora para a sua marca e a marca do seu cliente.

Apenas tenha em mente, quem são seus clientes e para que estilo você está terá que conduzir seu design do pattern, para que você possa ter certeza de que seu padrão cria um estilo coerente para sua marca.

Agora vem a parte divertida: aventurar-se no intrincado mundo do design de padrões e comece “criando o seu próprio pattern”!

Artigo traduzido com autorização da 99designs.com

Deixe uma resposta